ECS11
O texto “Desigualdades Educativas Estruturais no Brasil”, fez refletir-me sobre a fragmentação do sistema educativo do Brasil, nas diversas redes de ensino, sendo este o maior país da América Latina.
A educação brasileira passa por várias desigualdades, sendo o sistema educativo marcado por relações conflitantes entre diferentes grupos sociais.
E triste constatar o total descomprometimento do Estado para com a educação, gastando muito mais para manter os jovens num sistema carcerário, do que o custo mensal por aluno do ensino público. A política do Estado sempre foi a de produzir analfabetos na base, e letrados de elite;
Por isso ao longo do tempo, gastos com a educação nunca foram considerados investimentos produtivos.
Apesar das diversas fases, pelas qual a educação passou, ainda se faz necessário um maior comprometimento por parte do Governo Federal, Estadual, Municipal para as escolas públicas, para que as desigualdades entre o setor público e privado, não seja tão distintos e possam ser oferecidos uma educação de qualidade para com as classes desfavorecidas e que no futuro todos possam ter a mesma chance de freqüentar uma boa universidade, sem ter que recorrer a cursinhos.
1 Comments:
At 7:42 AM, Mara said…
Elizete: Tuas reflexões estão muito boas. Contribuirás muito para a discussão no teu grupo e para a elaboração do ensaio final. Fico no aguardo. Profª Mara N Silva
Post a Comment
<< Home