desafio2
Nós, educadores necessitamos de nos aperfeiçoar para preparar nossos alunos a enfrentar as exigências desta nova tecnologia, a informática.
Cabe a nós, estimular os alunos a buscar novas formas de pensar, de procurar e de selecionar informações, de construir e reconstruir seus próprios jeitos de trabalhar com o conhecimento, atribuindo-lhes novos significados,seguindo seus interesses e necessidades.
Para Paulo Freire," A educação não se reduz a técnica,mas não se faz educação sem ela".Utilizar computadores na educação, "em lugar de reduzir", pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos alunos.Depende de quem o usa,a favor de que e para quê.
A integração do computador ao processo educacional depende da orientação do professor e como ele propõe os desafios e conduz seus alunos a descobertas, e a utilização do computador e seus programas para problematizar e implementar seus projetos.
O computador é uma ferramenta de ensino-aprendizagem que transforma tanto o professor quanto os alunos. Mas para que haja realmente aprendizagem, é necessário que este recurso seja usado de maneira correta.
A disposição dos computadores na escola que visitei não é o ideal, ela está colocada de modo tradicional. O ideal seria que fosse em forma de U, pois é importante que o professor visualizasse todos os alunos, para que consiga acompanhar o desenvolvimento da atividade proposto por ele.
Com o laboratório de informática, a proposta de trabalho é de facilitar a aprendizagem dos alunos,através de pesquisas,editar textos,construções de tabelas, jogos didáticos, trocar experiências com o uso da informática, pois tem uma monitora para ajudar nas necessidades e estão buscando o conhecimento de uma forma prazerosa, significativa e construtiva.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home